Sertão na Lapa do Mundo

Instrumental

O Sertão na Lapa do Mundo refere-se à expressão “cair na lapa do mundo”, sair mundo afora. Conceitualmente, significa contribuir para a visibilidade do sertão baiano fora de suas fronteiras através da música de câmara instrumental. Vale ressaltar que o sertão representa sessenta por cento do território da Bahia, e que mesmo assim o nosso estado é geralmente mais reconhecido e representado pela cultura do seu litoral.

 

A música originada no sertão é parte fundamental da diversidade cultural na imensidão do território baiano. Tendo vencido o Edital de Mobilidade Artística 2018, o projeto já realizou uma série de concertos na Europa e no Brasil patrocinados pelo Governo do Estado da Bahia.

 

O Sertão na Lapa do Mundo conta com a participação dos músicos João Omar (violão) e João Liberato (flautas). O repertório está centrado nas composições de Elomar e de João Omar, escritas especialmente para a formação de flauta e violão, violão solo e flauta solo. As peças instrumentais de Elomar possuem, em muitas passagens, uma retórica própria que se aproxima da oralidade no sertão: narrativas de histórias ou comentários corriqueiros da vida dos habitantes do semiárido, conservando dinâmicas que estão presentes nos falares e cantares desta região, em diálogo estrutural nas composições. A música de Elomar aflora da imersão do compositor no casulo cultural sertanez, rico em formas e sonoridades, fonte de inspiração para que Elomar revelasse em música os encantamentos que sua criatividade e musicalidade singulares capturaram. A obra de Elomar se situa em uma cultura e paisagem do sertão que está longe das festas de rodeio, dos shows de forró, dos shows das duplas sertanejas, ou do traje country dos peões e cowboys brasileiros.

 

Está em um âmbito indefinido entre o erudito e o popular, e mesmo se enquadrando no campo de uma geografia cultural nordestina, ultrapassa as fronteiras nacionais no que seu trabalho tende em universalização de elementos musicais. João Omar é filho de Elomar, suas músicas são constituídas, ao mesmo tempo, pela tradição consolidada por seu pai – ligada ao sertão profundo, arcaico – e pela modernidade do sertão atual.

MAPA DE PALCO

FICHA TÉCNICA & REPERTÓRIO

RELEASE

ricardo@talentoseventos.com.br

+55 (11) 2338.4807

+55 (11) 9.4155.0090

Av. João Paulo da Silva, 490

Interlagos - São Paulo - SP

04777-020

  • Branca Ícone Instagram