
Batucantante
Canções de Girafolão e Outros Bichos Diferentes
Música Para Crianças
Essa apresentação é o que o Batucantante chama de cantoria de história, onde há uma linha narrativa costurando as 11 canções criadas por Ronaldo Crispim para abordar com as crianças o tema da diversidade.
Apresentando inusitados bichos-instrumentos - que são misturas de animais com instrumentos musicais - o espetáculo conta a história de um recém chegado na mata que oferece uma festa para os moradores da região, mas não deixa ninguém entrar por serem muito diferentes. A situação só se resolve quando um mistério a respeito do porteiro da festa é esclarecido (ele também é diferente e foi excluído na sua infância) e todos os bichos voltam para formar uma banda e celebrar ao longo da noite.
Além de refletir sobre a exclusão/inclusão, o espetáculo apresenta ritmos diversos, fala de vários instrumentos musicais e estimula a criatividade convidando as crianças a interagirem com gestos e movimentos.
Sobre as canções e os bichos...
GIRAFOLÃO: girafa com violão.
Um bicho distraído e sonhador que tenta várias profissões, mas descobre sua aptidão como músico.
SAXOFANTE: elefante com saxofone.
A canção estimula o movimento do andar do elefante associado à pulsação da música e a imitação do som e do gesto de tocar um instrumento de sopro (“pá pá pá pá”).
ZEBRIANO: zebra com piano.
Uma brincadeira de adivinhar o bicho a partir da letra da canção e a reflexão sobre não importar se é preta com listras brancas ou branca com listras pretas.
CAVAQUINHA: vaca com cavaquinho.
A canção fala do medo da rejeição da Cavaquinha por fazer “miiiii” ao invés de “muuuu”.